Correio Popular Notícia


SAÚDE
Mirante da Serra tem Farmácia Básica para a população

Data da notícia: 09/11/2012
Foto:

(Da Redação) A instalação da farmácia básica do Município de Mirante da Serra aconteceu na tarde da última segunda-feira (06) e contou com as presenças de autoridades e da população. A partir de agora, a cidade pode contar com a farmácia básica, localizada no centro, anexo a Secretaria Municipal de Saúde.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20121110-141.jpg[/IMG] Quem passa pelo sistema da Unidade Mista de Saúde e tem a necessidade do remédio, o próprio sistema já gera a receita e busca em na farmácia básica aqueles remédios que estão disponíveis.
De acordo com o secretário de Saúde, Aldo, o município já esta há bastante tempo oferecendo os medicamentos. ?Nós não tínhamos uma unidade centralizada, para as pessoas terem facilidade em relação dispensação, porque o remédio já existia, e o atendimento a população estava sendo interno dentro da secretaria e isso não estava sendo satisfatório como sempre queríamos?, ressaltou o secretário de Saúde.
Para o prefeito Vitorino do Cartório (PMDB), essa é a valorização do ser humano, porque aqui o cidadão terá medicamento gratuito em grande quantidade, que possa servir a todas as pessoas necessitadas. ?Essa farmácia mostra o compromisso da administração em busca da qualidade de vida, respeitando ao cidadão e pensando na saúde das pessoas?, destacou Vitorino.
A farmácia básica municipal de Mirante da Serra chega a atender 200 pessoas por dia. Têm direito a retirada de medicamentos os usuários com receitas do SUS (Sistema Único de Saúde. ?Aqui são mais de 140 itens, os principais da farmácia básica, que faz parte do rol que o Ministério da Saúde preconiza, isso serão atendidos aqui além dos medicamentos da Rename, existe outros que foram acrescentado devido à necessidade. Encaminhamos para o estado e responsabilizamos em montar o processo e buscar na regional, pois são medicamentos de alto custo?, salientou o secretário de Saúde, Aldo.

PREVENÇÃO - Para o médico João Paulo, Bioquímico Farmacêutico, o trabalho de prevenção é sempre o melhor caminho. ?A ideia do medicamento é um ponto no sistema de saúde como um todo. A prevenção é claro que diminui a gente atende aqui muitas doenças crônicas como hipertensão. Cabe ressaltar que a pessoa que usa o medicamento corretamente para hipertensão, evita um agravamento da doença, uma internação, um AVC, por exemplo, no caso da hipertensão. Então o medicamento também faz parte da prevenção?, enfatizou.
O bioquímico salienta ainda que a ausência de medicamento excepcional não é de competência do município, mas sim do Estado do. As razões podem acontecer por problemas licitatórios ou mesmo de fornecimento. De acordo com o Bioquímico, os medicamentos distribuídos à população representam aproximadamente a três mil atendimentos por mês. Com informações de Clemir Barbos ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1483 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.